- Área: 650 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Felipe Petrovsky
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa de veraneio que se abre para a vista da Lagoa e o verde dos jardins. Essa foi a premissa para a idealização desse projeto de arquitetura e arquitetura de interiores. Pensado para uma família generosa que gosta de receber amigos, com espaços amplos e circulações fluídas. Aberturas foram criadas para que o exterior se comunicasse com o interior criando um equilíbrio entre transparência, cheios e vazios. As texturas dos materiais foram expostas para envolver os sentidos e haver uma maior interação usuário x natureza. Tato, visão e olfato são utilizados para sentir com o olhar e aflorar todos os outros sentidos com plenitude
Dois pavilhões principais fazem a composição da casa. Um íntimo e um social. Apesar de separados, são unidos através do jardim, e todos abertos para o cenário comum aos dois, que é a vista da Lagoa do Uruaú. O primeiro pavilhão executado foi o pavilhão íntimo com programa para 9 quartos e uma copa íntima. Posteriormente foi executado o Pavilhão social, composto por piscina, local para churrasqueira, cozinha gourmet, adega, sala de estar e sala de jantar. Distribuídos de forma funcional, com planta aberta e unidos pelo grande living do deck.
Dois espaços externos foram criados para se fazer refeições: Um grande balcão em pedra natural e champanheira esculpida serve como pano de fundo para o deck. Uma generosa mesa de jantar para 12 lugares recebe um lustre feito sob medida para o projeto. Feito localmente, o lustre foi executado por artesões do Ceará através de desenho fornecido pelo escritório.
Ainda dentro do volume social, um ambiente climatizado foi pensado para se fazer refeições em dias mais quentes e assistir filmes em família. Nesse ambiente a mesa de jantar e a estante para abrigar as memórias da família também foram desenhadas exclusivamente para o projeto. Através das paredes móveis em vidro os ambientes externos e interno podem interagir e serem integrados nos momentos para a realização de encontros, atendendo ao briefing da família – que estão sempre recebendo amigos e familiares para celebrações
A madeira aparece pontuando o forro e a marcenaria, fazendo um contraste com os materiais mais frios como o piso e paredes em pedra bruta natural. O design nacional é protagonista através do mobiliário escolhido. Peças que são resistentes ao tempo em todos os sentidos, tanto para receber sol e chuva, tanto para não ficarem datadas e sem modismos. Atemporalidade e função são as palavras chave desse projeto.